Imobiliário: Como deixar de perder oportunidades de negócio?

Saiba como deixar de perder oportunidades com disciplina no follow-up, registo de todas as informações, comunicação eficaz e, acima de tudo, tecnologia que apoie os processos de trabalho.
24 jul 2025 · 4 min de leitura
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Motivos para estar a perder oportunidades de negócio

Está a perder oportunidades de negócio sem perceber o motivo? No setor imobiliário é comum pensar que os negócios se perdem por falta de imóveis ou por desinteresse dos clientes. Mas, na verdade, a maioria das oportunidades perde-se por falta de acompanhamento.

 

Falta de follow-up, ausência de registos de dados, má comunicação ou propostas desalinhadas com os interesses do cliente são alguns dos erros mais comuns. A boa notícia é que tudo isto pode ser evitado com disciplina e apoio das ferramentas certas, como um software imobiliário completo.

1. Faça follow-up de forma consistente e automatizada

Grande parte das decisões de compra ou venda de um imóvel não acontece no primeiro contacto. O cliente precisa de tempo para refletir, avaliar propostas e ganhar confiança no profissional. E é nesse intervalo – entre o primeiro contacto e o fecho do negócio – que muitos negócios ‘morrem’.

 

Um negócio que não é acompanhado é um negócio que acaba por se perder, e um dos segredos para não deixar que isso aconteça, está na consistência e no timing das ações comerciais.

Como manter a consistência no follow-up com o X-IMO?

No X-IMO, recebe alertas automáticos do sistema para dar follow-up aos seus leads e, com a tecnologia Smart Inbox, todos os leads provenientes de portais imobiliários e site imobiliário são integrados no sistema com as respetivas informações pré-preenchidas.

 

app móvel X-IMO permite-lhe registar leads e ações comerciais enquanto está no terreno. Assim, não perde nada e fica tudo registado no sistema para que cada lead seja acompanhado de forma eficiente. No X-IMO, o registo é intuitivo e estruturado, permitindo manter o histórico de cada lead completo e acessível, mesmo que o lead seja reatribuído a outro profissional.

Como manter a consistência no follow-up com o X-IMO? 0

2. Registe todas as informações no CRM imobiliário para beneficiar mais tarde

Quando a informação está espalhada por folhas de papel, excel, e-mails ou está tudo na cabeça do consultor imobiliário, não há continuidade nem visão em conjunto, e o que num determinado momento pode parecer um contacto sem importância pode vir a tornar-se num negócio valioso no futuro. Pelo que, é importante registar todas as ações comerciais no CRM imobiliário, anotar as preferências, restrições e reações do cliente, guardar propostas e documentação relevante – acessíveis a toda a equipa.

3. Apresente imóveis relevantes de acordo com os interesses do cliente

Apresentar imóveis fora do perfil do cliente pode acabar por afastá-lo e transmite falta de profissionalismo. Pelo que, deve munir-se das ferramentas certas para cruzar automaticamente as preferências do cliente com as características de imóveis da sua carteira ou do mercado, registar preferências específicas – zona, tipologia, orçamento, características fundamentais – e mostrar propostas relevantes e alinhas com o que o cliente procura.

Como encontrar o imóvel ideal para o seu cliente com o X-IMO?

Com a funcionalidade de DATA imobiliário, recebe alertas do sistema sempre que existe um match entre as caraterísticas de um imóvel e as preferências dos seus clientes, para encontrar imóveis adequados ao que o seu cliente pretende de forma muito mais rápida e eficiente. Além disso, no DATA imobiliário consegue aceder à oferta de imóveis no mercado – para venda e arredamento – de outras agências imobiliárias, profissionais, proprietários e banco.

Como encontrar o imóvel ideal para o seu cliente com o X-IMO? 0

4. Mantenha um acompanhamento eficiente de todos os clientes

À medida que gera leads, torna-se difícil manter o controlo sem um funil de negócios que lhe mostre visualmente em que etapa se encontra cada lead por forma a organizar-se. Ao utilizar o funil de negócios com as etapas apresentadas de forma clara, ao atualizar o estado do lead conforme a evolução e priorizar leads quentes ou negociações em curso, torna-se mais simples manter o acompanhamento e organizar o seu trabalho e tarefas diárias.

Trabalhe com a tecnologia certa e transforme oportunidades em negócios fechados

Deixar de perder oportunidades exige disciplina no follow-up, o registo de todas as informações, uma comunicação eficaz e, acima de tudo, tecnologia que apoie os processos de trabalho.

 

software imobiliário não substitui o papel do consultor imobiliário, mas aumenta a sua eficiência, quando usado de forma eficiente. Com a plataforma adequada, torna-se possível controlar processos do início ao fim, com dados, histórico, alertas e insights que ajudam a agir no momento certo.

  • Motivos para estar a perder oportunidades de negócio
  • 1. Faça follow-up de forma consistente e automatizada
  • Como manter a consistência no follow-up com o X-IMO?
  • 2. Registe todas as informações no CRM imobiliário para beneficiar mais tarde
  • 3. Apresente imóveis relevantes de acordo com os interesses do cliente
  • Como encontrar o imóvel ideal para o seu cliente com o X-IMO?
  • 4. Mantenha um acompanhamento eficiente de todos os clientes
  • Trabalhe com a tecnologia certa e transforme oportunidades em negócios fechados