A criação de uma Empresa de Mediação Imobiliária é um processo que requer planeamento estratégico, cumprimento de requisitos legais e uma estrutura operacional bem definida. No presente artigo, vamos explorar os passos essenciais para criar a sua Empresa de Mediação Imobiliária, bem como, enaltecer a importância de utilizar o CRM imobiliário desde o início para executar tarefas diárias com eficiência e alcançar resultados de sucesso.
1. Elaboração de plano de negócios
Um plano de negócios serve como um roteiro detalhado para orientar a criação, gestão e crescimento da sua Empresa de Mediação Imobiliária, fornecendo uma visão clara dos objetivos e estratégias definidos. Pelo que, para elaborar um plano de negócio eficaz deve começar por definir de forma clara a visão e missão da empresa, articulando os objetivos a longo prazo da imobiliária e o impacto que pretende causar no mercado imobiliário. Desta forma, estabelece um tom para o plano de negócios e ajuda a alinhar todas as decisões futuras tendo em conta os valores da empresa.
A análise de mercado é outro componente importante a abranger no plano de negócios, devendo incluir uma pesquisa da sua área de atuação, tendências atuais e futuras, perfil do seu público-alvo ou persona e avaliação da concorrência.
O modelo de negócio deve ser definido, especificando os serviços a fornecer, o que pode incluir a compra e venda de imóveis, arrendamento, gestão de propriedades e outros serviços relacionados, tais como, intermediação de crédito, entre outros.
O plano financeiro é o que irá demonstrar a viabilidade do negócio imobiliário. Deve incluir estimativas detalhadas dos custos iniciais, receitas, análise da margem de lucro esperada e cálculo do ponto de equilíbrio. Estas projeções financeiras devem ser realistas e ter como base pesquisas de mercado sólidas.
No que diz respeito à estratégia de marketing imobiliário, deve descrever em detalhe o plano da empresa para atrair e reter clientes. Tendo isso em vista, poderá incluir o uso estratégico de redes sociais, divulgação de imóveis em portais imobiliários, campanhas online e offline, networking e parcerias estratégicas com entidades ligadas ao setor imobiliário. É importante que a sua estratégia de marketing imobiliário seja abrangente e adaptável às mudanças do mercado imobiliário.
Investir tempo e recursos no desenvolvimento de um bom plano de negócios para a sua imobiliária é um processo que ajuda a evitar problemas no futuro e a garantir a viabilidade do negócio desde o início.
É importante rever e atualizar o plano de negócios regularmente consoante as oscilações do mercado imobiliário, da imobiliária e dos objetivos a longo prazo. Esta abordagem dinâmica assegura que o plano se mantenha como sendo uma ferramenta útil e relevante para guiar o crescimento e sucesso contínuo da sua Empresa de Mediação Imobiliária.
2. Registo da empresa
Para registar a sua Empresa de Mediação Imobiliária em Portugal poderá fazê-lo, online ou presencialmente, num balcão Empresa na Hora. Mas antes disso, deverá definir o tipo de estrutura jurídica - Sociedade por Quotas, Unipessoal por Quotas ou Sociedade Anónima -, escolher um nome para a empresa e verificar se o mesmo se encontra disponível ou então poderá escolher um dos nomes disponíveis.
3. Solicitar Licença de Mediação Imobiliária
Para exercer a atividade de mediação imobiliária é necessário obter a licença AMI junto do IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção), através do respetivo site ou presencialmente nos locais de atendimento.
4. Estruturar o negócio imobiliário
Uma vez que a Empresa de Mediação Imobiliária estiver legal, é necessário estruturar o negócio imobiliário a nível operacional. Comece por decidir se vai abrir um espaço físico num local estratégico ou optar por um modelo de negócio digital. A seguir, contemple o investimento em ferramentas desenvolvidas para o setor imobiliário que visam facilitar o trabalho diário dos profissionais, tais como, um CRM imobiliário integrado com site imobiliário e ferramentas de marketing imobiliário.
Caso faça sentido, recrute consultores imobiliários qualificados e invista em formação para criar uma equipa robusta de profissionais. Através de uma estrutura bem organizada, tem capacidade para operar de forma mais eficiente e fornecer um serviço de qualidade ao cliente.

5. Lançar e promover a Empresa de Mediação Imobiliária
Com a parte legal e estrutural pronta, deve começar a delinear estratégias de marketing imobiliário para dar a conhecer a sua marca ao público-alvo. Desde a criação de uma identidade visual, a presença online por meio de um site imobiliário otimizado para SEO, campanhas de Google ADS, publicação de conteúdos relevantes nas redes sociais e divulgação de imóveis em portais imobiliários, é importante entender onde quer marcar presença e criar uma estratégia de marketing imobiliário consistente para estabelecer a sua marca no mercado e captar clientes.

Motivos para utilizar o CRM imobiliário X-IMO desde o início
Utilizar um CRM imobiliário desde o início do seu negócio imobiliário é importante por vários motivos, entre os quais, o facto de conseguir fazer logo uma gestão eficiente de contactos, pois o X-IMO CRM permite a organização e gestão de todos os seus contactos, leads e clientes de forma centralizada, o que facilita o acompanhamento e nutrição de relacionamentos.
Outro motivo para utilizar o CRM imobiliário passa pela capacidade de automatizar várias tarefas o que lhe permite otimizar tempo e reduzir erros. Assim, começa logo a trabalhar e executar as suas tarefas de forma eficiente desde o início.
O X-IMO também permite o acompanhamento e gestão da evolução dos leads ao longo das etapas do funil de negócios, desde a prospeção ao fecho do negócio. Fornece insights valiosos sobre o desempenho do seu negócio imobiliário e equipas possibilitando-lhe entender o que está a funcionar e o que precisa de ajustes ao longo do tempo. Pelo que, o facto de utilizar um CRM imobiliário para fazer todos os registos sobre tudo o que envolve a sua Empresa de Mediação Imobiliária, fará com que consiga tirar maior partido daquilo que o sistema oferece.
Um CRM imobiliário completo, como o X-IMO, desenvolvido para dar resposta a todas as necessidades inerentes à atividade de mediação imobiliária, integra para além da gestão, ferramentas de marketing imobiliário para potenciar a comunicação com o seu público-alvo e clientes. Desde email marketing para criar e enviar comunicação a grupos de contactos segmentados, site imobiliário integrado, geração de relatórios automáticos, criação de visitas virtuais automáticas, criação de folhas de montra, integração com montras digitais, criador de conteúdos para redes sociais e outros meios online e offline.
Mais do que isso, com a aplicação móvel X-IMO, consegue ainda aceder aos dados e informações que precisa em qualquer lugar, tornando-se assim mais ágil e produtivo onde quer que esteja.
Ao utilizar um CRM imobiliário desde o início, estará a estabelecer uma base sólida para o crescimento e sucesso do negócio imobiliário, permitindo-lhe concentrar-se em construir relacionamentos sólidos com clientes e no fecho dos negócios.